quarta-feira, 17 de maio de 2017

Mapa Conceitual_Etapa3


12/07/2017
Mapa conceitual da turma 51 da professora Gimena

     Após trabalharmos o poema identidade de Pedro Bandeira, na tipologia textual, surgiu a dúvida se realmente conhecíamos nossa verdadeira identidade. Mas afinal qual é nossa identidade? Quem somos? O que queremos descobrir de nós mesmos?
Através do mapa percebemos que queremos descobrir nossos pontos fortes e nossos pontos fracos, nossas qualidades e nossos defeitos, quem somos, o que pensamos, o que gostamos e não gostamos, como agimos e o que queremos e desejamos vivenciar.
Segue abaixo as fotos do mapa elaborado pelos próprios alunos.





10/07/2017

Mapa conceitual da turma de Jardim da professora Ana Paula

Após conversar com a turma numa rodinha, eles foram lembrando que o documento de identidade serve para viajar, abrir contas no banco, ir ao médico, e no caso se ficarem perdidos mostra o documento para um policial ele poderá achar a casa. Um questionamento nesse dia surgiu quando um aluno lembrou que sua mãe como enfermeira no posto de saúde usa um cartão de identificação ele fez essa ligação com o documento pela foto, pois o crachá tem foto da mãe. Expliquei que é uma identificação mas do local onde ela trabalha se não usar pode ser confundida com qualquer pessoa, e não poderá transitar nas dependências do posto sem a identificação.
Outros ao olhar um mapa que fiz riu e disse que era parecido com uma teia de aranha cheia de estradinhas. 






       
   




04/07/2017

Turma EJA Etapa I _ "Projeto Educação e Respeito na Escola"

Depois de muitos dias sem postagens, acredito mais de quatro semanas, estou aqui trazendo os mapas conceituais elaborados por cada um da turma do EJA. A principio pensei que eu teria que ter feito então na aula presencial, nas apresentações do dia 25/05/2017, a professora corrigiu o meu equívoco. 
Voltando para a turma primeiramente lhes expliquei que é um mapa conceitual e os motivo de se fazer um e como ele nos ajuda a mostrar o quanto nós estudamos sobre algum conceito, tema, conteúdo.
Sendo assim, solicitei que cada um fizesse o mapa conceitual do nosso projeto que estamos desenvolvendo aos poucos. Logo abaixo seguem algumas imagens de como os alunos visualizaram o mapa conceitual sobre o tema discutido e o que eles lembravam que a gente conversou durante esses dias.
Como eles usam lápis algumas digitalizações não ficou muito visível.


 



  

 


Sabem que observando o modo que cada aluno começou a pensar como fazer seu mapa, uns que não sabiam escrever tudo, pediram ajuda, outros preferiram desenhar, e assim foram colocando no papel o que fizeram. 
Hoje digitalizando o material senti que falhei e que deveria ter pedido para eles fazerem com uma caneta colorida ou comum, pois muitas palavras, desenhos não consigo visualizar. 
Eles sentiram dificuldade, assim como eu sinto, e entendo o anseio que eles têm quando a professora solicita alguma atividade nova. Dentro dessa atividade, ajudei um aluno que prefiro não identificar foi que percebi que ele esta muito mais acessível do que no começo da minha chegada para observar e iniciar o PPA, ele disse: "professora, vou ser sincero com a senhora, desde sua primeira aula aqui na sala eu não quis prestar atenção, não fiz nada com vontade e achei tudo uma chatice". O que ele me disse não me surpreendeu porque o educador sabe quando o aluno esta interessado no assunto.


24/05/2017

Mapa conceitual da turma EJA _ "Projeto Educação e Respeito na Escola".






Andreia Godinho

Um comentário:

  1. Andreia, o MC está muito bom. Foi feito com a turma? Como foi o processo de retomar as aprendizagens e ir relacionando os conceitos?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Síntese Reflexiva

Porto Alegre, 05/08/2017 Ana Paula, Andreia “turma E” e Gimena META 2 Retomando a atividade postada da síntese 2: O projet...